VOCÊ SABIA? Assistência Social explica Serviço de Proteção em Caso de Calamidades Emergenciais
A avaliação é feita no local da ocorrência pelas equipes da Coordenadoria de Defesa Civil do Município
Publicado em 06/03/2024 15:28 - Atualizado em 06/03/2024 15:54
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - retoma a série "Você Sabia?", com o objetivo de conscientizar a população sobre as ações da pasta. No nono artigo da série, o tema é: Serviço de Proteção em Caso de Calamidades Públicas Emergenciais. Confira!
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O atendimento emergencial às famílias ou indivíduos em situação de desabrigo temporário por desastre ou calamidade pública é feito por meio da disponibilidade de alguns benefícios conforme a necessidade, como colchões, cobertores, kit de limpeza, cesta básica, abrigamento ou concessão de Auxílio Moradia (provisório).
Para quem é o serviço
Pessoas/famílias vítimas de situação de calamidade pública, com impossibilidade de arcar por conta própria dos transtornos causados que provocam riscos e fragilizam a manutenção e a sobrevivência de seus membros.
Como é feita a identificação do evento de calamidade
A avaliação é feita no local da ocorrência pelas equipes da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, que faz o Registro da Ocorrência e os atendimentos realizados de imediato.
Providências imediatas
Atendimento emergencial realizado pela equipe da Defesa Civil e abordagem social, seguido de acompanhamento pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de referência do endereço da pessoa/família vítima da calamidade.
A equipe de calamidade, após avaliação, fornecerá de mediato o apoio material e acolhimento institucional conforme necessidade. Posteriormente, por meio de acompanhamento pela equipe técnica do CRAS, é solicitado o Auxílio Moradia (temporário), se for o caso.
É importante ressaltar que a pessoa ou família vítima de uma situação de calamidade pública precisa ser proprietária do imóvel interditado/danificado para ter direito ao Auxílio Moradia.
Como tirar dúvidas
Procurar as Equipes do CRAS mais próximo da residência, pessoalmente ou por telefone.
CRAS I – Unidade JK – Avenida Dalton, 914 - Bairro JK – Telefone: (31) 3775-2146
- Unidade Centro - Rua Niterói, 100 - Bairro Canaã - Telefone: (31) 3773-5598
- Unidade Santo Antônio – Rua Dr. João Batista, 975 – Bairro Santo Antônio - Telefone: (31) 3772-9440
- Ponto de Atendimento- Barreiro - Rua Niterói, 100 - Bairro Canaã - Telefone: (31) 3773-5598
CRAS II - Unidade Bernardo Valadares – Rua Sandro Bruno Ferreira, 87 – Bairro Bernardo Valadares - Telefone: (31) 3775-3293
- Unidade Jardim dos Pequis - Rua Regina Augusta Pontelo – 500 – Bairro Jardim dos Pequis - Telefone: (31) 3773-2537
- Unidade Esperança – Rua Congonhas do Campo, 336 – Bairro Esperança - Telefone: (31) 3772-4114
CRAS III - Unidade Brasília – Rua Ulisses Alberto Araujo, 317 – Bairro Brasília - Telefone: (31) 3776-9304
- Unidade Monte Carlo – Rua Geraldo Filizola, 240 – Bairro Monte Carlo - Telefone: (31) 3772-7742
- Unidade Várzea – Rua Claudionor Olinto Martins, 30 – Bairro São Geraldo - Telefone: (31) 3771-4542
- Ponto de Atendimento- Quintas da Varginha - Rua Claudionor Olinto Martins, 30 – Bairro São Geraldo - Telefone: (31) 3771-4542
CRAS IV - Unidade Cidade de Deus – AV. Prefeito Euro Andrade, 1060 – Bairro Cidade de Deus - Telefone: (31) 3776-5869
- Unidade Montreal – Rua Madressilva, 93 A – Bairro Montreal - Telefone: (31) 3776-2756
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por Ascom