VOCÊ SABIA? Assistência Social explica mudança de nome do Bolsa Família e quem tem direito a receber
O Programa Bolsa Família agora se chama Auxílio Brasil!
Publicado em 09/05/2022 10:10
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - dá continuidade à série "Você Sabia?", com o objetivo de conscientizar a população sobre as ações da pasta. No sétimo artigo da série, o tema é: Auxílio Brasil. Confira!
O que é o Auxílio Brasil e quem são as pessoas que têm direito a receber?
O Programa Bolsa Família agora se chama Auxílio Brasil! Com o novo Programa Auxílio Brasil, podem receber os benefícios as famílias em situação de extrema pobreza e famílias em situação de pobreza. Após fazer o Cadastro Único realizado no CRAS de referência de seu bairro, ocorrerá uma análise do Governo Federal para identificar se a família atende aos critérios do novo Programa Auxílio Brasil. Famílias que já recebem o Bolsa Família migraram automaticamente para o Programa Auxílio Brasil, desde que tenham permanecido nos critérios.
O que é Auxílio Brasil e quem tem direito?
É um programa de transferência de renda destinado às famílias inscritas no CadÚnico, com critérios de renda e condicionalidades.
CRITÉRIOS DE RENDA
• Podem receber o Auxílio Brasil as famílias que vivem em situação de extrema pobreza e comprovem renda familiar mensal per capita de até R$ 105; ou famílias em situação de pobreza com renda familiar por pessoa entre R$ 105,01 e R$ 210.
É importante saber sobre o Auxílio Brasil*
O primeiro passo para ter acesso ao Programa Auxílio Brasil é fazer o Cadastro único no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) responsável por seu endereço. O Cadastro Único deve ser atualizado no prazo máximo de dois anos ou quando houver alguma alteração na composição familiar.
Qualquer pessoa pode fazer o Cadastro Único, porém, o cadastramento não significa direito aos programas sociais. O Governo Federal é que analisa se você terá direito ou não a receber o benefício.
Antes de ir ao CRAS, ligue para agendar o horário de seu atendimento. O valor a ser recebido pelo Programa Auxílio Brasil é analisado e concedido pelo Governo Federal.
Documentação necessária para levar ao CRAS
Levar documentos abaixo originais de todos os moradores da casa:
• Identidade e CPF;
• Comprovante de endereço recente (preferencialmente conta da Cemig);
• Carteira de Trabalho (mesmo não estando assinada);
• Contracheque recente (mesmo se for contrato de trabalho);
• Comprovante de Seguro Desemprego (se estiver recebendo);
• Título de eleitor;
• Certidão de nascimento;
• Declaração de Escola;
• Certidão de Óbito (Quando for o caso);
• Relatório do Benefício (em caso de aposentadoria, BPC/LOAS, pensão alimentícia e outros benefícios do INSS).
Telefones para tirar dúvidas sobre o Auxílio Brasil
Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos: (31) 3776-5856 | 3772-7692 | 3772-9983
Funerária Central: (31) 3771-2517
CRAS I (JK, Centro e Barreiro): (31) 3775-2146 | 3773-5598 | 3775-2146
CRAS II (Bernardo Valadares, Arara e Jardim dos Pequis): (31) 3775-3293 | 3772-4114 | 3773-2537
CRAS III (Brasília, Monte Carlo, Várzea e Quintas da Varginha): (31) 3776-9304 | 3772-7742 | 3771-4542 | 3771-4542
CRAS IV (Montreal e Cidade de Deus): (31) 3776-2756 | 3776-5869
Agora você já sabe como funciona o Auxílio Brasil. Ainda está com dúvidas? Basta ligar ou ir a uma unidade do CRAS ou até a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 618, Centro, para mais esclarecimentos.
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por Ascom Prefeitura