VOCÊ SABIA? Assistência Social explica como funciona o Vale Saúde
O VALE SAÚDE é o cartão válido como pagamento na utilização do serviço de transporte gratuito aos portadores de Deficiência Temporária definidos na lei, que estejam em tratamento de saúde, tendo validade de três meses, de acordo com o número de sessões e/ou avaliações prescritas pelo médico.
Publicado em 24/03/2022 16:06
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - dá continuidade à série "Você Sabia?", com o objetivo de conscientizar a população sobre as ações da pasta. No terceiro artigo da série, o tema é: Vale Saúde. Confira!
O que é VALE SAÚDE e quem tem direito a receber?
O VALE SAÚDE é o cartão válido como pagamento na utilização do serviço de transporte gratuito aos portadores de Deficiência Temporária definidos na lei, que estejam em tratamento de saúde, tendo validade de três meses, de acordo com o número de sessões e/ou avaliações prescritas pelo médico. Para consultar os critérios do VALE SAÚDE, basta consultar a Lei Municipal nº 7.337/2006, alterada pela Lei Municipal nº 8.826/2018.
Qual o passo a passo para solicitar o VALE SAÚDE?
1°. Pegue o formulário de requerimento na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e leve ao seu médico. Ele irá preencher este formulário e te entregar junto com laudo ou atestado médico informando qual a deficiência e se há necessidade de acompanhante;
2°. Leve o formulário de requerimento preenchido por seu médico, o atestado ou laudo médico e toda a documentação necessária ao CRAS responsável por atender seu endereço;
3°. Após atendimento com a Assistente Social no CRAS, se aprovado, ela emitirá o Requerimento do VALE SAÚDE;
4°. Após estar em mãos com todos os documentos necessários, inclusive com o Requerimento do VALE SAÚDE, você deverá ligar na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para marcar sua perícia. A perícia será feita pelo médico perito, que avaliará toda a documentação apresentada.
5°. No dia da perícia, levar:
- Requerimento da Assistente Social do CRAS;
- Requerimento e laudo ou atestado médico;
- Exames mais recentes;
- 02 fotos 3x4 recentes;
- Carteira de Identidade original e 2 xerox;
- Certidão de Nascimento original e 2 xerox (para menores de idade);
- Comprovante de Residência atualizado original e 2 xerox (conta de luz ou telefone);
- Comprovante de renda original e 2 xerox (contra-cheque, extrato bancário específico e nada consta do INSS);
- Se for pedido um acompanhante pelo médico, indicar até cinco pessoas e trazer xerox e original de um documento de cada uma delas.
Importante levar toda a documentação necessária no dia da perícia!
6°. Após passar pelo perito médico, apresentar a documentação necessária na Secretaria e ter sua perícia aprovada. Você receberá um protocolo com a data e horário para buscar o seu cartão.
Uma dica importante: sempre que possível ligue na Secretaria antes de ir buscar para saber se o seu cartão está pronto!
Os telefones da Secretaria de Assistência Social são:
(31) 3776-5856
(31) 3774-6613
(31) 3772-7692
(31) 3772-9983
(31) 3771-5450
(31) 3773-3634
Agora que você já sabe como funciona o VALE SAÚDE, ainda está com dúvidas? Basta ligar ou ir a uma unidade do CRAS ou até a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na rua Quintino Bocaiúva, N° 618, Centro, para mais esclarecimentos.
Outros artigos da série "Você Sabia?"
VOCÊ SABIA? Assistência Social explica como funciona o Passe Livre
https://www.setelagoas.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/voce-sabia-assistencia-social-explica-como-funciona-o-passe-livre/69026
VOCÊ SABIA? Assistência Social explica como funciona o Auxílio Funeral
https://www.setelagoas.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/voce-sabia-assistencia-social-explica-como-funciona-o-auxilio-funeral/69043
por Ascom Prefeitura